Carta de esclarecimento à sociedade Ipuense



Patronato Sousa Carvalho, com seus 61 anos dedicados à Educação e à Evangelização Ipuense vive momento de Transição em sua administração.
 
O Patronato Sousa Carvalho, uma Associação sem fins lucrativos, de caráter Social Beneficente, com sede na cidade de Ipu-Ce, registro no Cartório de Imóveis da Comarca de Ipu, inscrita no CNPJ, reconhecido como Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, Portadora de Registro e Certificado de Fins Filantrópicos, publicada no D.O.U. registrado no CONSELHO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, Certificado de Inscrição junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, atendendo rigorosamente a LOAS, comemora neste ano de 2012, 61 anos de dedicação à educação e a Evangelização ipuense. Embora com tamanha tradição, conceito e credibilidade que possui, fruto do que foi feito no passado e pelo expresso sucesso escolar que vem garantindo aos seus alunos, com destacadas aprovações no ENEM e nos diversos vestibulares, vive um momento de transição que culminará com uma nova gestão a partir de 2013.
 
De todas as especulações surgidas nos últimos dias, a verdade é que as Irmãs, Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que tão bem comandaram o Patronato desde sua inauguração em 1951 até os dias atuais, estão findando os seus serviços em Ipu. O principal motivo dessa mudança é que a Congregação não dispõe de Irmãs vocacionadas que possam dar continuidade a essa obra. Tal fato é justificado pelo número de Irmãs que temos hoje, pois na Congregação são poucas as jovens que decidem serem freiras e assim, a cada ano fica mais difícil a obra vicentina continuar servindo a educação e a saúde. Sendo assim, o prédio do Patronato (monumental estrutura física) que fora cedido à Congregação para usufruto in perpétuo (por tempo indeterminado), pertence à Paróquia de São Sebastião de Ipu e agora será devolvido.
 
Este fato já vinha se desenhando nos últimos anos (Assista o pronunciamento do Pároco da cidade, Pe Nonato, sobre o acontecimento), porém agora não tem mais adiamento. O certo é que a partir de 2013 não teremos mais as Filhas da Caridade em Ipu e no Patronato Sousa Carvalho.
 
Neste caso, o Patronato escola (alunos, professores, funcionários, pais, etc) continuará firme e forte como sempre foi. O trabalho prestado pelas Irmãs de Caridade terá continuidade, pois aqui temos uma equipe de profissionais que darão continuidade, honrando esta casa com seu trabalho sério e comprometido com a tradição dos 61 anos desta entidade educacional.
 
Para que essa continuidade aconteça, um grupo de professores com o apoio do Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, resolveu conduzir todo o processo de transição. Trata-se de uma equipe gestora, de onde será formada uma equipe administrativa, que garantirá a permanência de tudo que temos hoje: a filosofia religiosa, a filantropia, a permanência dos professores e funcionários, o funcionamento dos turnos manhã e tarde e a participação nos jogos das Escolas Vicentinas (JEV’s).
 
Enfim, a única mudança será a ausência das Irmãs, isso em caráter físico, porque em nossa memória a na história do Patronato elas ficarão para sempre.
 
A equipe gestora e administrativa que será formada por diretor(a), coordenadores, tesoureiro(a), secretário(a), etc, também contará com o apoio da Associação Mantenedora Sem Fins Lucrativos que terá o Pároco da cidade como Diretor Presidente.
 
Cabe aos pais e sociedade ipuense dar todo o apoio e a credibilidade necessária para que o Patronato Sousa Carvalho continue firme e forte garantindo o sucesso escolar de seus alunos como sempre fez. As matrículas para 2013 estarão abertas a partir de dezembro. Venha fazer parte desta caminhada para os próximos 60 anos.
 
A direção

Comentários